domingo, 26 de fevereiro de 2012

Configurando roteadores TPlink TL-WR340G como repetidores

How to connect TP-LINK wireless routers together via wireless by using bridge mode - Welcome to TP-LINK
Como conectar roteadores juntos via wireless usando o modo bridge (testado em 26/02/2012 com TP-LINK TL-WR340G)

Com o modo bridge, podemos conectar 2 ou mais roteadores sem fio / LANs via wireless, e também pode conectar o roteador wireless TP-LINK ao ponto de acesso sem fio usando o modo bridge.

1.    Mudando o IP address

Todos roteadores utilizam 192.168.1.1 como seu endereço IP padrão, antes de conectá-los, é necessário você mudar um dos endereços para outro para evitar conflito de endereço IP.
Verifique e anote o endereço MAC dos roteadores antes de configurá-los.

Passo 1 - Abra o navegador web e digite o endereço IP do roteador(o padrão é 192.168.1.1) na barra de endereços e pressione Enter.

Passo 2 - o nome de usuário e senha na página de login, o nome de usuário e a senha padrão ambos é admin.

Passo 3 - Select Network-> LAN no lado esquerdo, em seguida,alterar o endereço IP de 192.168.1.1 para 192.168.1.2 por exemplo (cada roteador deverá ter um IP diferente).
1.  Conectando os roteadores com modo bridge

Passo 1 - Selecione Wireless-> Configurações sem fio no lado esquerdo, digite um SSID para o nome da rede sem fio selecionar um canal.
  
Ative a opção Enable Bridge, e digite o endereço MAC do roteador sem fio outro que você deseja se conectar na caixa como mostrado abaixo. (Você precisa ter o endereço MAC do outro roteador para digitar na caixa)
Passo 2 - Salve e reinicie o roteador.

Passo 3 - Ligue o computador no outro roteador, e repita o passo 1 e passo 2, depois de reiniciar ambos os dois roteadores, a conexão sem fio será criada.

Nota:
1- O canal e de segurança nos roteadores deve ser o mesmo.
2- Você pode digitar SSID diferente nos roteadores para diferenciar os roteadores sem fio e redes para o seu cliente sem fio.
3- Se você usar um dos roteadores como um roteador principal para se conectar a Internet e compartilhar a conexão à Internet, é necessário desativar o servidor DHCP do roteador secundário.

14 comentários:

  1. Vi o seu video sobre configuração de roteadores na mesma rede. tenho um roteador gigaset se361 wlan da siemens ligado no modem da gvt. Comprei um roteador tp-link tl-wr340g com função wds pra dividir minha net servindo como outro ponto de acesso a internet, pq meu roteador siemens está na cozinha e comprei uma smart tv com acesso a internet que está na sala e não quero usar cabo de rede pra conectar minha tv. O problema é como configurar os dois pra funcionarem dividindo a rede, tentei seguir o tutorial do gpspesquiza mais não consegui, preciso de algo mais detalhado. segue o link do site pra vc ver o tutorial do gpspesquiza:
    http://gps.pezquiza.com/tecnologia/divida-sua-internet-sem-precisar-passar-cabos-divida-sua-internet-com-o-seu-vizinho/
    obrigado!
    tá faltando alguma detalhe pq não está funcioando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o mesmo problema que o seu .. vc conseguiu resolver ??/

      Excluir
  2. Estou usando o fiberhome (hg110-b) como roteador e quero utilizar o tplink 340g como repetidor. Já tentei todo tipo de configuração, mas não consigo repetir o sinal. Me ajude. Obrigado. julianojch@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Tenho um problema parecido, tenho um modem roteador Tomsom dw 850 gd na sala e gostaria de conecta- lo via wireless ao um TP link 340 gd, a ideia é usa-lo como repetidor dde sinal e atraves dele conectar via cabo o tp link ao meu decodificador de tv a cabo.

    ResponderExcluir
  4. Funcionou perfeitamente. Só uma coisa que não foi informada é que o MAC tem que ser o da Wireless na pagina de Status. Como pode se ver, A LAN tem 1 MAC, o Wireless tem outro MAC e a WAN tem outro.

    ResponderExcluir
  5. Seguinte, eu tenho um modem conectado a net virtua. Tenho um router SMC ligado a esse modem, que distribui sinal wireless na minha casa para uns 8 devices. Comprei uma smarttv da sony e não quero comprar o adaptador wifi q é muito caro. Não consigo passar cabo do router até a tv, então queria por um router TP-link em bridge com o SMC, para receber o sinal de internet wifi e passar para a TV via RJ45.
    essa topologia pelo que entendi é possível, certo ?
    [VIRTUA]<-CABO->[ROUTER SMC]<-WIFI->[ROUTER TP-LINK]<-CABO->[TV]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e possivel, mas se for um dos modelos da tp link q so suporta web na bridge vc precisa configurar o roteador da virtua pra usar web ao inves wpa-psk

      Excluir
  6. Esse procedimento funciona com o modem/roteador Arris tg862? (É aquele router novo da Net Virtua)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim...acabei de fazer aqui....mas por causa do meu tp-link a segurança da rede ficou como web

      Excluir
  7. oi , consegui fazer todo o processo no meu roteador e deu certo ... mas como coloco senha de segurança no repetidor ?

    ResponderExcluir
  8. Educ Figueiredo - segui todos os passos e não consigo de forma alguma fazer com que um dos roteadores se transforme em repetidor do sinal do principal. Um TP LINK 340G e 01 TP LINK 340GD) o GD é o principal 192.168.1.1...o secundário 192.168.1.2 - a SSID são nomes diferentes onde um é 000 o outro é 0001 - Canal principal é 2 e o secundário é 4 - habilitei o enalble bridges e só permite senha WEP fiz a mesma coisa no secundário (repeti a mesma senha) - o MAC do principal pus no secundário e neste o MAC do principal... desabilitei o DHCP só no secundário... salvei tudo e depois dei um reboot... daí retiro o roteador TPLINK 340G do note e levo para outro setor da casa e tento acessar com o smartphone, que encontra a SSID mas fica informando que está "obtendo o numero do IP de...."....mas não conecta... O QUE PODE ESTAR ERRADO? PODE ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
  9. Educ Figueiredo,como amigo informou acima estou com o mesmo problema,porém uso um roteador modelo D-Link DIR-635(Master) como principal e desejo fazer que o outro TP-LINK -WR340G (Slave)para receber o sinal no quarto para receber o sinal.Se não for pedir demais poderia dividir e seu vasto conhecimento com este mero mortal.Desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir